Abacaxi, saiba mais sobre o mercado bilionário desta fruta
O Brasil é o segundo maior produtor mundial da espécie amazônica que conquistou o mundo e a realeza
|Segundo o livro “Brasil em 50 Alimentos”, da Embrapa, o abacaxi é cultivado em todo território nacional. Foto: Wenderson Araujo/Trilux
O abacaxi é uma das frutas tropicais mais consumidas pelos brasileiros e muito popular no país. Entre as frutas, ela apresenta uma versatilidade na mesa de todo mundo sendo consumida até com comidas salgadas e como ração animal.
Segundo o livro “Brasil em 50 Alimentos”, da Embrapa, o abacaxi é cultivado em todo território nacional. O Brasil é o segundo produtor mundial, com 2,69 milhões de toneladas em cerca de 68,15 mil hectares.
A fruta é a quinta mais produzida no País, contribuindo com aproximadamente R$ 2,22 bilhões para o PIB agrícola. A produção é absorvida quase em sua totalidade pelo mercado interno.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o Pará lidera o ranking nacional com a produção de 426.780 milhões de frutas aproximadamente (números de 2021).
A Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi do Brasil - no local a fruta é cultivada em uma área de 10.912 hectares, em municípios do Litoral, Zona da Mata e Agreste do Estado.
Minas Gerais ocupa a terceira colocação de produção da fruta.
Crescimento
O abacaxi é originário da Amazônia, em uma área que inclui o Brasil, Colômbia, Guiana e Venezuela. Após o descobrimento da América, o abacaxi foi transformado em iguaria da realeza e passou a ser oferecido como símbolo de hospitalidade a convidados nobres.
O Brasil é um dos principais países produtores, mas participa pouco nas exportações mundiais de abacaxi derivados. O principal destino da produção brasileira é o mercado interno, notadamente na forma de frutas frescas.
No âmbito da Embrapa, a pesquisa com o abacaxi no Brasil se iniciou na década de 1920
No início da década de 1970, a produção brasileira de abacaxi era de apenas 282 milhões de frutos e, concentrada na agricultura familiar, sobretudo no Nordeste e Sudeste do País, a produtividade da cultura era muito baixa.