Sistema usa GoPro para avaliar até 2 mil árvores de frutas por hora

Câmera opera em conjunto com avaliação de imagens por inteligência artificial

O GreenView está sendo usado em mais de 70 propriedades em 11 países. (foto - divulgação)

O GreenView está sendo usado em mais de 70 propriedades em 11 países. (foto - divulgação)

25deAbrilde2023ás11:16

A empresa australiana Bitwise Agronomy oferece aos produtores de frutas uma ferramenta de IA que usa uma câmera GoPro para gerar informações precisas com inteligência artificial (IA) sobre diferentes fases de manejo.

A solução pode estimar colheita com alta precisão, acompanhar o desenvolvimento dos pomares e gerar dados para fundamentar diversos tipos de decisão agronômicas ou comerciais nas fazendas.

“Ter as informações corretas é fundamental para todo o planejamento, mas muitos fatores são difíceis de avaliar com tecnologias convencionais”, introduz Fiona Turner, que é produtora de morangos e CEO da Bitwise Agronomy.

A primeira vantagem do sistema é que as câmeras podem ser instaladas facilmente em qualquer veículo agrícola em conjunto com o sistema GreenView, desenvolvido pela agtech.

“Eu sabia que deveria haver uma maneira melhor de entender os pomares para tomar decisões baseadas em dados, usando tecnologia – sensores, robótica e câmeras – para resolver alguns desses problemas. Então, começamos a testar ideias”, diz.

Inicialmente, eles passaram a estruturar sistemas de IA e redes neurais. Depois de muitos testes, eles conseguiram dados suficientes para aplicar a ferramenta. “Fiz algumas imagens com uma câmera GoPro em meu vinhedo e publiquei no LinkedIn, em 2018. O post simplesmente explodiu”, conta.

A partir de então, a solução tornou-se comercial no final de 2019. Em março de 2020, eles fecharam com o primeiro cliente e, atualmente, o GreenView está sendo usado em mais de 70 propriedades em 11 países.