Quais são as frutas mais produzidas no Brasil?

Muito saudáveis, elas são “a pauta positiva” do agro brasileiro, diz presidente da Abrafrutas

Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. (foto - divulgação acervo pessoal)

Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. (foto - divulgação acervo pessoal)

13deAbrilde2023ás17:25

Para defender o setor que representa – e que, segundo ele, é a maior “pauta positiva” da agropecuária nacional – Guilherme Coelho, reeleito em março para mais um triênio (2023-2025) como presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), brinca com os amigos pecuaristas:

“O pessoal fica falando em carnes, mas a fruta sim é que a pauta positiva. Aqui não tem mal da vaca louca, nem risco de gripe aviária. Fruta é o alimento mais saudável, minha amiga. Você mesmo já deve ter ouvido falar que mamão é digestivo ou que laranja tem vitamina C”, diz, em entrevista ao Agrofy News.

Coelho usa dos benefícios das frutas à saúde humana – já conhecidos da sabedoria popular e das pesquisas acadêmicas - para enaltecer a produção brasileira, que cada vez mais se consolida entre as maiores do mundo.

O Brasil, segundo estudo da Embrapa, ocupava em 2022, o 3º lugar no ranking de maiores produtores de frutas do mundo, com 58 milhões de toneladas, o que representa 5,4% da produção internacional.

China e Índia estão à frente.

“Mas nosso potencial de crescimento é enorme. Tanto quando falamos em exportações, como quando olhamos para o mercado interno. Quer um exemplo? Nossa produção de uvas, favorecida pelo clima, ocorre o ano interior. Diferente do Chile que, por ter um clima temperado, tem safras em períodos específicos.”

Coelho destaca ainda o potencial de vendas ao mercado interno quando cita que o consumo per/capita anual de frutas do brasileiro é de 60 quilos, enquanto que países da Europa como Espanha, França e Itália, têm medias 120 kg/ano, e 114 kg/ano, respectivamente.