Preço do algodão volta a patamares de outubro de 2020

Contudo, área plantada quase 20% menor nos Estados Unidos pode favorecer recuperação

|
A previsão do USDA indica grande redução da área plantada de algodão nos Estados Unidos, de 13,7 milhões para 11 milhões de acres.

A previsão do USDA indica grande redução da área plantada de algodão nos Estados Unidos, de 13,7 milhões para 11 milhões de acres.

05deJulhode2023ás13:09

Os preços domésticos do algodão em pluma recuaram 12,5% em junho e, após quedas mensais consecutivas desde janeiro, voltaram aos patamares observados em meados de outubro de 2020.

A cotação do algodão em pluma foi negociada, ontem (dia 4), R$ 3,6137 por libra peso, com leve valorização de 0,44% em relação ao pregão anterior. Essa subida espelha uma recuperação técnica nos Estados Unidos, após notícia sobre menores áreas dedicadas à cultura.

Segundo pesquisadores do Cepea, contudo, a pressão baixista dos últimos meses vem das menores cotações observadas para a pluma posta na Ásia e também da desvalorização do dólar, que reduziram a paridade de exportação.

Em geral, mesmo que ainda haja dificuldade em acordar preço e/ou qualidade entre comprador e vendedor, o maior impasse está no desempenho das vendas ao longo da cadeia.

Esse quadro limita as negociações no spot e também mantém players apreensivos para realizar contratos a termo envolvendo grandes volumes.