Gripe aviária: Cidade de São Paulo registra primeiro caso e focos no Brasil chegam a 62
Cidade de São Sebastião também teve um caso, assim como estado do Paraná, em Guaraqueçaba
|
Estado paulista soma sete casos positivos da doença, todos em aves silvestres, positivadas também nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba e Guarujá
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou para 62 o número de casos de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) no país.
Foi detectado o primeiro caso da doença na cidade de São Paulo. A doença foi descoberta em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-de-Bando.
Além deste caso, o estado de São Paulo apresentou mais um foco na cidade de São Sebastião, também em uma ave da mesma espécie.
“Continuamos com o trabalho de vigilância e estamos intensificando o trabalho de educação a partir de ações de comunicação que têm como objetivo, informar a população sobre as orientações corretas em como proceder para evitar a transmissão para humanos”, comenta Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo.
A partir das novas confirmações, São Paulo soma sete casos positivos da doença, todos em aves silvestres, positivadas também nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba e Guarujá.
“Reforçamos que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pedimos para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos”, reforça o coordenador.