“Vinho” de açaí tem sabores e propriedades similares ao de uva

Análise com 50 provadores apontou semelhança com tintos Tousiga, Tempranillo e branco Chardonnay

|
Amostras apresentaram aroma de fruta e adstringência típica de vinhos secos. (foto - Embrapa)

Amostras apresentaram aroma de fruta e adstringência típica de vinhos secos. (foto - Embrapa)

25deJulhode2023ás14:35

Uma bebida fermentada da polpa de açaí, produzida pelo empreendimento Flor da Samaúma, localizado em Macapá (AP), apresenta características físico-químicas e sensoriais semelhantes a alguns vinhos tintos.  

Segundo a avaliação conduzida pela Embrapa Agroindústria Tropical (CE), os perfis físico-químicos e sensoriais revelam proximidade entre as duas bebidas, a partir da avaliação com 50 provadores habituais de vinho. Eles, inclusive, manifestaram uma atitude positiva em relação a compra do produto.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, a bebida da polpa de açaí, especificamente do rótulo Curiaú, surpreendeu os provadores.

Ele acredita que o produto apresenta grande potencial de inserção mercadológica após passar por ajustes tecnológicos.

“O principal desafio é o de criar uma marca característica, que traduza o que é o produto para o grande público consumidor, uma vez que a denominação vinho é exclusiva para a matéria-prima uva”, observa o pesquisador.

O diretor do empreendimento Flor de Samaúma, João Alberto Capiberibe, destaca que a inspiração para desenvolver uma carta de “vinhos” à base de açaí surgiu quando foi presenteado com uma garrafa do produto fabricado no Acre.

“Fiquei impressionado com o sabor único daquela bebida e resolvi desenvolver uma receita própria, pois percebi tratar-se de um produto que se encaixa na nossa concepção de economia para o crescimento sustentável da Amazônia”.

Um ano depois, a Flor de Samaúma lançava quatro rótulos da bebida produzida no Amapá.