Biodiversidade nativa fornece menos de 0,7% do alimento na mesa do brasileiro

Segundo a USP, apenas 7 gramas a cada quilo de frutas, legumes e verduras no país são “locais”

|
O Brasil poderia "lançar" ao mercado uma nova fruta nativa por ano pelos próximos cinco séculos. (foto - divulgação)

O Brasil poderia "lançar" ao mercado uma nova fruta nativa por ano pelos próximos cinco séculos. (foto - divulgação)

21deJulhode2023ás10:07

O Brasil tem 20% da biodiversidade do mundo, mas isso não se reflete nos alimentos que estão na mesa da população. De acordo com estudo da Universidade de São Paulo (USP), a quantidade de alimentos com origem "local" adquirida pelos brasileiros foi considerada baixa.

A valorização e a expansão da monocultura em detrimento de pequenos agricultores é um dos elementos que explicam esse resultado, diz o artigo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde.

Segundo a publicação, os resultados “são insatisfatórios e abaixo do que se espera de um território biodiverso e de um sistema alimentar que é destaque mundial. É necessário um maior comprometimento para a promoção de ações que fortaleçam o consumo desses alimentos entre brasileiros”.

De acordo com Anderson Lucas, um dos autores, o estudo tem como objetivo descrever a disponibilidade de alimentos nativos de cada estado do Brasil para a população. “Consideramos frutas, legumes e verduras da biodiversidade e o que a gente observou é que a disponibilidade desses alimentos é bem baixa”, disse.

Baixo consumo

Para ele, o consumo de frutas, legumes e verduras no Brasil já é baixo, mas, observando pela alimentação com itens da biodiversidade local, identificou-se uma quantidade menor ainda.

“Isso se dá principalmente pela mudança do sistema alimentar global que favorece o cultivo de commodities, como milho e soja, que são base de alimentos ultraprocessados,” salientou.

Por exemplo, o milho e o trigo, qeu tem origem em outras partes do mundo, são os cereais mais consumidos e produzidos do mundo.