Concorrência desleal desestrutura setor lácteo no país, diz CNA

Para Confederação, são necessárias ações de caráter perene para evitar crise todo ano

|
De janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 161 mil toneladas de lácteos. (foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 161 mil toneladas de lácteos. (foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)

17deAgostode2023ás15:05

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou que a concorrência desleal desestrutura setor lácteo no país. O setor leiteiro nacional vem enfrentando dificuldades em função do aumento da importação do produto, em especial de países do Mercosul.

Segundo a CNA, alguns países aplicam subsídios diretos aos seus produtores, uma prática que gera distorção ao mercado, traz impactos negativos aos produtores brasileiros que perdem competitividade, além de provocar concorrência desleal.

“Nunca tivemos um momento tão difícil, com um volume tão grande de importação que atinge gravemente pequenos, médios e grandes produtores. Sofremos uma competição desleal e desnecessária que desestrutura o setor lácteo”, disse o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Ronei Volpi.

Segundo Volpi, são necessárias ações robustas e de caráter constantes “para que não tenhamos todo os anos uma crise do setor”.

Ele participou ontem (dia 16), do Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, na Câmara dos Deputados, evento, organizado pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL).