Embrapa testa cultivares de trigo tropical para o Mato Grosso do Sul
Parceira com a Cooperalfa visa retomar importância do estado na cultura
|Estado que já teve 400 mil hectares com plantações de trigo, hoje tem apenas 30 mil ha. (foto - Embrapa)
A Embrapa Agropecuária Oeste (MS) e a Cooperalfa estão em fase final de validação de 17 tipos de cultivares de trigo para aumentar a produção do cereal no Mato Grosso do Sul.
O objetivo é tornar o estado novamente forte na produção de trigo, como nas décadas de 1970 e 1980, quando as lavouras de trigo ocupavam cerca de 400 mil hectares. Hoje, essa área é de apenas 30 mil hectares.
“É um bom momento para reinserir o trigo nos sistemas de produção agrícola em Mato Grosso do Sul. O programa de expansão da área de trigo tropical na região central do Brasil, lançado pela Embrapa Trigo (RS) mostra que há lugar para esse cereal”, afirma o pesquisador Claudio Lazzarotto, da Embrapa Agropecuária Oeste.
Segundo ele, o objetivo não é substituir o milho na safrinha, mas sim melhorar o sistema de produção inserindo o trigo no plantio, que não se sustenta mais somente com a dobradinha soja-milho.
Além das 17 variedades em validação, outras nove cultivares da Embrapa também estão sendo avaliadas para plantio no estado.