Falta de infraestrutura compromete desenvolvimento do agro, alerta CNA
Armazenagem brasileira foi debatida em seminário no Congresso
|O crescimento médio da safra de grãos tem sido de 12,9 milhões de tons por ano e a capacidade média de armazenagem é de 4,4 milhões de toneladas
“Armazenagem é um assunto estratégico para o país, principalmente para o produtor rural. Estamos produzindo safras cada vez mais recordes e a infraestrutura não tem acompanhado esse desenvolvimento do agro.”
A frase é da assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Elisangela Pereira Lopes.
Ela fez o alerta ontem (dia 24) durante o Seminário Frenlogi - Câmara de Armazenagem, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional, parceria com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Elisangela destacou o crescimento da produção de grãos no Brasil, observado a partir da movimentação dos principais portos brasileiros e cobrou melhor estrutura de armazenagem para isso.
“Em 2009, o Arco Norte movimentava 7,2 milhões de toneladas de soja e milho e, no ano passado, esse número chegou a 52 milhões de toneladas. O número superou a movimentação em Santos que, em 2021, movimentou 38 milhões de toneladas. A tendência é aumentar cada vez mais, mas sem infraestrutura, logística e armazenagem isso não será possível.”