Consultoria prevê produção de soja ainda maior na safra 2023/24

Estimativa é do relatório Setor em Foco produzido pela Agribusiness da Bateleur

|
Estimativa é de uma produção de 164,3 milhões de toneladas e com um crescimento de 5,5% em relação à safra atual

Estimativa é de uma produção de 164,3 milhões de toneladas e com um crescimento de 5,5% em relação à safra atual

31deAgostode2023ás16:58

O agronegócio brasileiro apresenta perspectivas bastante otimistas para o futuro. A safra 2023/24 deve renovar o recorde histórico de produção de soja, com um aumento de 1,2% na área plantada e 4,3% na produtividade.

A estimativa é uma produção de 164,3 milhões de toneladas e com um crescimento de 5,5% em relação à safra atual. A perspectiva é do relatório Setor em Foco elaborado pela consultotia Agribusiness da Bateleur.

“As expectativas apontam para um cenário melhor para os produtores. Mesmo com o recente aumento nos preços dos insumos, a relação de troca deve melhorar consideravelmente, voltando a patamares mais próximos dos anos anteriores à pandemia”, ressalta Caio Debiasi, sócio da Bateleur que assina o relatório Setor em Foco – Agronegócio.

Embora o clima tenha impactado negativamente as últimas safras, é previsto uma recuperação nos índices de pluviosidade devido à chegada do El Niño. O fenômeno reduz substancialmente as preocupações com a falta de chuvas para as culturas de verão no Centro-Sul do Brasil, responsáveis pela maior parcela da produção de soja no país, mas eleva o risco de estiagem na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).