Existe tratamento para o greening? USDA acredita ter encontrado a solução

Doença reduziu produção de laranjas nos Estados Unidos em 95% desde os anos 1970

|
USDA propõe gerar árvores mais resistentes por meio de agrobactérias e genes resistentes. (foto - USDA)

USDA propõe gerar árvores mais resistentes por meio de agrobactérias e genes resistentes. (foto - USDA)

05deSetembrode2023ás14:46

O greening é o maior pesadelo para a citricultura mundial. Contudo, o governo americano afirmou, em agosto, ter encontrado uma possível solução para doença.

Pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disseram que o novo tratamento aumenta a resistência natural das árvores cítricas a diversas doenças, incluindo o greening dos cítricos.

A proposta é direcionada a novos estoques de árvores mais resistentes, criadas em viveiros para venda aos citricultores.

Já existe uma série de genes que podem detectar e combater o greening dos cítrus. O maior problema é como distribuir a solução”, afirmou o geneticista James Thompson, do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS).

O que é o greening?

O greening dos cítricos é uma doença devastadora para as árvores de citrus. Para se ter ideia, desde que a doença foi identificada na Flórida há 25 anos, a produção estadunidense de laranjas caiu 95%. O Brasil obteve sucesso em conrtolar a doença e assumiu o posto de maior exportador mundial de suco de laranja.

A doença é transmitida por um minúsculo inseto, o psilídeo cítrico asiático, que se alimenta de folhas e caules dos cítricos. Ele transmite a doença bacteriana que mata lentamente a árvore e resulta em frutos verdes, amargos e deformados, impróprios para venda.