Empresas brasileiras buscam mercado muçulmano da Malásia
Brasil vai até o país expor alimentos em feira especializada
|Fabricante de derivados de açaí, empresa brasileira também estará em feira na Malásia. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)
Abrir mercado. Este é o objetivo de representantes de empresas brasileiras que estarão na Malásia para sua primeira participação na Malaysian International Halal Showcase (MIHAS), feira halal, ou seja, de produtos e serviços voltados ao consumidor muçulmano, realizada em Kuala Lumpur a partir de amanhã (dia 12).
A missão, organizada pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), é integrada por empresas de alimentos com atuação já consolidada em mercados islâmicos, principalmente no Oriente Médio, mas ainda em seus primeiros passos na Malásia.
O país do sudeste asiático, que hoje demanda por ano US$ 744,17 milhões em alimentos e bebidas brasileiros, tem uma população de 33 milhões de pessoas, dois terços das quais muçulmanas e, portanto, consumidores de produtos halal, fabricados em respeito a suas tradições.
Entre as empresas que integram a missão está a BRF, que começou a exportar proteína avícola com certificação halal de produção conforme às tradições do islã para países muçulmanos ainda nos anos 1970.