Reestimativa para safra 2023/24 de laranja é mantida em 309,34 milhões de caixas

Dados da Fundecitrus são válidos para cinturão citrícola de SP e Minas Gerais

|
A distribuição irregular de chuvas foi a principal responsável pela manutenção do volume esperado para a safra.  (Foto - Wenderson Araujo/Trilux)

A distribuição irregular de chuvas foi a principal responsável pela manutenção do volume esperado para a safra. (Foto - Wenderson Araujo/Trilux)

13deSetembrode2023ás11:57

A primeira reestimativa da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro manteve a projeção de maio deste ano, de 309,34 milhões de caixas de 40,8 kg. O levantamento é do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus)

Segundo o fundo em comunicado, a distribuição irregular de chuvas, que se intensificou neste ano, foi a principal responsável pela manutenção do volume esperado para a safra.

“As chuvas foram muito frequentes e volumosas de janeiro a abril de 2023 em todo o cinturão citrícola, excedendo em 6% a média climatológica (1991-2020), e depois se tornaram escassas com a chegada da estação seca, ficando 26% abaixo da média para o período de maio a agosto”, diz a nota.

De acordo com o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, as chuvas do início do ano e as temperaturas mais amenas possibilitaram a manutenção da umidade do solo durante o período de colheita das variedades precoces.