Com clima favorável, setor vitivinícola do RS projeta safra recorde de uva para 2025/26
Condições climáticas ideais e bom desenvolvimento das videiras sustentam projeção de 800 milhões de quilos de uva no estado
|
O desempenho das videiras nesta safra tem sido beneficiado por um inverno rigoroso. (Foto Viviane Zanella, Embrapa Uva e Vinho, divulgação)
O setor vitivinícola gaúcho projeta uma das maiores safras dos últimos anos.
Para o ciclo 2025/26, a colheita de uva no Rio Grande do Sul deve alcançar cerca de 800 milhões de quilos, impulsionada por condições climáticas favoráveis e bom desenvolvimento das videiras.
A estimativa representa um crescimento de aproximadamente 50 milhões de quilos em relação à safra anterior.
De acordo com Luciano Rebellatto, presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), a produção de 2024/25 deve ter somado em torno de 750 milhões de quilos de uva, número considerado positivo após os impactos climáticos dos últimos anos.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
“Em termos de planejamento, acredito que o setor irá se organizar para elaborar maior quantidade de vinhos, especialmente os mais leves, brancos e jovens, os quais se mostram como uma tendência para os novos consumidores”, afirmou.