Após apelo, Mapa altera calendário de semeadura da soja

Mudança aconteceu em cinco estados do Brasil

|
Para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi adotado a regionalização. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

Para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi adotado a regionalização. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

15deSetembrode2023ás12:02

O Ministério da Agricultura e da Pecuária atendeu ao apelo das secretarias locais e alterou o calendário da semeadura de soja para a safra 2023/2024 em cinco estados. São eles Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

A Portaria 866/2022 foi publicada hoje (dia 15). O documento determina que para o estado da Bahia o novo período de semeadura vai de 1º de outubro até 31 de dezembro de 2023. Neste caso, o calendário foi reduzido de 100 para 92 dias em atendimento à solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal.

Já em Rondônia o novo período vai de 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023. No local, o Mapa atendeu a solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal no sentido de estabelecer um período único de 100 dias para o estado como um todo, ao invés de períodos diferenciados para duas diferentes regiões como estabelecido anteriormente.

Divisão

Para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi adotado a regionalização do calendário de semeadura da soja.