Setor de leite apela a Alckimin por medidas emergenciais mais firmes
Condições desiguais de competição com o produto vindo dos países do Mercosul preocupam
|Presidente da FPA, Pedro Lupion, esteve com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin em reunião
A crise do setor de leite ganhou mais um capítulo. Diante da falta de medidas mais efetivas para barrar ou compensar a importação de produtos lácteos dos países do Mercosul – considerada a principal causa das dificuldades do segmento no Brasil – membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), pediram apoio direto ao presidente em exercício, Geraldo Alckmin.
Após o encontro, Alckmin determinou a criação de um Grupo de Trabalho interministerial para definir uma política nacional do leite e ações estruturantes para o setor, em especial para a agricultura familiar
“A produção do leite é hoje o setor mais importante da agricultura familiar. É fundamental que o governo se debruce em medidas estruturantes para fortalecer a produção leiteira, aumentar a produtividade da cadeia, a renda dos produtores e manter essa importante atividade para o país”, afirmou Alckmin.
Uma das missões do grupo é a criação de uma política de subvenção temporária para o leite; além de uma linha de crédito para o fortalecimento de cooperativas do setor.
O presidente da FPA, o deputado federal, Pedro Lupion (PP-PR), pede medidas mais firmes do governo para evitar o colapso do setor leiteiro no país.