Crise do setor leiteiro será debatida na Câmara

Camex é convocada para explicar o aumento expressivo na entrada de lácteos no Brasil

|
Algumas medidas já foram tomadas pelo governo, porém ainda não solucionaram de vez o problema do setor.

Algumas medidas já foram tomadas pelo governo, porém ainda não solucionaram de vez o problema do setor.

09deOutubrode2023ás11:57

A crise do setor lácteo e impacto do aumento na importação de leite na produção local serão temas de audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados amanhã (dia 10).

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS). Em sua justificativa, ele cita dados do Ministério da Agricultura e Pecuária que registram um aumento de quatro vezes na importação de leite em pó da Argentina e do Uruguai comparando o período de janeiro a maio deste ano com os cinco primeiros meses de 2022.

"O aumento expressivo nas importações de leite tem impacto direto na manutenção da atividade dos produtores brasileiros, uma vez que vem acentuando a falta de estímulo à produção nacional, com risco de encolhimento da cadeia produtiva e desabastecimento do produto", destacou o deputado.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi convocada para o encontro com o objetivo de explicar o aumento expressivo na entrada produtos lácteos no Brasil neste ano, principalmente oriundos do Mercosul.

Segundo os produtores de leite, este é o principal fator apontado para a queda nos preços do leite aos produtores que resultam na maior crise já enfrentada pelo setor.