Camex eleva de 12% para 18% tarifa de importação de queijo processado

Medida engloba os tipos brie, roquefort e gorgonzola, além de manteiga e óleos de manteiga

|
Além da elevação da alíquota, foi anunciada a abertura de investigação sobre eventual dumping. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

Além da elevação da alíquota, foi anunciada a abertura de investigação sobre eventual dumping. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

16deAgostode2023ás09:32

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou a elevação de 12% para 18% da tarifa de importação sobre queijos processados de fora do Mercosul. A informação é do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa.

A medida inclui os queijos roquefort, brie e gorgonzola, além de manteiga e óleos de manteiga importados de fora do Mercosul. A decisão foi tomada na reunião ordinária do Comitê Executivo de Gestão (Gecex), órgão executivo colegiado, da Camex, realizada ontem (dia 15).

Além desses itens, o Gecex decidiu anular, no caso de 29 itens de produtos lácteos, uma decisão do governo anterior que reduziu unilateralmente a Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%, por meio da Resolução Gecex nº 353, de 2022.

Dessa forma, esses 29 produtos terão imposto de importação variando de 10,8% a 14,4%. Alguns exemplos dessa lista são: iogurte (14,4%); manteiga (14,4%); queijo ralado (14,4%); e doce de leite (14,4%).

De acordo com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, a decisão levou em consideração a situação delicada por que passa a pecuária de leite no país, com aumento do custo de produção interno e crescimento significativo das importações, o que vem causando impacto negativo aos produtores nacionais.