Governo de São Paulo cria comitê contra avanço do greening

Decreto facilita ação conjunta entre diversos órgãos do poder público e da iniciativa privada

|
A cultura da laranja é 11ª cadeia mais valiosa da agropecuária nacional, com VBP na casa de R$ 19,3 bilhões em 2023. (foto Governo de SP)

A cultura da laranja é 11ª cadeia mais valiosa da agropecuária nacional, com VBP na casa de R$ 19,3 bilhões em 2023. (foto Governo de SP)

17deOutubrode2023ás14:44

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criou hoje (dia 17) o Comitê Estadual para Contingência do Greening diante do avanço da doença, que é devastadora para a citricultura.

Segundo dados da Fundecitrus, a enfermidade já atinge 38,06% das laranjeiras de São Paulo e Minas Gerais, o nível mais alto já registrado na série histórica da entidade.

“Tem de ser um comitê vivo, com trabalhos permanentes. Estamos numa luta contra o tempo. Contem com o Governo do Estado de São Paulo”, disse Tarcísio.

Segundo o governador, o decreto facilita a atuação conjunta entre Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Casa Civil, Secretaria da Fazenda e Planejamento, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Cetesb, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fapesp.

O anúncio da criação do Comitê foi realizado em uma reunião entre os representantes do poder público e do setor citrícola no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, abriu o encontro.