SP terá canal de denúncias contra avanço do greening
Ação visa pomares abandonados ou mal manejados
|Canal de denúncia tem como intuito de informar à Defesa Agropecuária a localização desses pomares de citros abandonados ou mal manejados
Com o objetivo de conter o avanço do greening, doença devastadora para a citricultura, São Paulo criou um canal direto para que a população, especialmente os produtores rurais, denunciem pomares de citros abandonados ou mal manejados em todo Estado.
A ação é da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Segundo o órgão, a existência desse tipo de pomar, sem controle do psilídeo (Diaphorina citri), que é o vetor do greening, ou sem erradicação de plantas até oito anos contaminadas com a doença, é problemática para a citricultura, uma vez que atua como fonte de contaminação.
O canal de denúncia tem como intuito de informar à Defesa Agropecuária a localização desses pomares de citros abandonados ou mal manejados, para que sejam feitas ações de educação e conscientização do produtor para que sejam adotadas as medidas necessárias para controle do greening.
A iniciativa faz parte de uma série de ações que serão adotadas pelo governo paulista para controlar o greening, na esteira da reunião realizada na última segunda-feira (dia 16) entre Governo, corpo técnico da SAA e lideranças da Citricultura. Na ocasião, o Governador Tarcísio de Freitas apontou que o controle do greening deve ser tratado como prioridade, com ações de curto, médio e longo prazo.