Conectividade eleva produção em 20% e reduz custos em 15% no campo
Investimentos em infraestrutura são desafios para tecnologia chegar ao campo
|Segundo dados da Abimaq, a ampliação da cobertura por internet no campo pode aumentar o VBP da agropecuária brasileira em quase 10% ao ano
O presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Mauricélio Oliveira, destacou ontem (dia 26) que existem estudos que mostram que, após o campo se conectar, há um crescimento de 20% na produção e redução de até 15% nos custos de operação.
“Isso mostra o quão a conectividade aconteça de uma forma que permite o crescimento no campo. Dessa forma, não deve acontecer só momentaneamente, mas por meio de fibras óticas, que seriam o caminho definitivo para levar à conectividade ao campo.”
A frase foi dita durante encontro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) que debateu “Soluções para conectividade rural”, em Brasília.
Segundo dados da Abimaq, a ampliação da cobertura por internet no campo pode aumentar o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária brasileira em quase 10% ao ano e gerar R$ 100 bilhões adicionais aos produtores.
Hoje, apenas 30% das propriedades rurais brasileiras estão conectadas via satélite, rádio, 3G ou 4G. Se essa cobertura chegar a 48%, o incremento no VBP, estimado em mais de R$ 1 trilhão, pode chegar a 4,5%.