5G, IoT e Big Data serão principais focos de investimento tecnológico no agro, diz estudo

Pesquisa mostra as preferências em soluções digitais de mais de 200 produtores brasileiros

|
Preferência de produtores rurais é por aportes para o desenvolvimento da tecnologia 5G. (foto - ilustração)

Preferência de produtores rurais é por aportes para o desenvolvimento da tecnologia 5G. (foto - ilustração)

12deJulhode2023ás15:37

A MIT Technology Review Brasil, em parceria com o Cubo Agro do Itaú, aponta que o 5G, a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data receberão os maiores investimentos em tecnologia digital no agronegócio brasileiro

A pesquisa Emerging Technologies Agro - 2022, realizada pelo TEC Institute, antecipa as tendências tecnológicas e suas viabilidades de aplicação na agricultura de precisão no cenário de investimento digital do agronegócio brasileiro.

Segundo o estudo, a preferência de produtores rurais, sejam agricultores ou pecuaristas, são os aportes para o desenvolvimento da tecnologia 5G e internet das coisas, também conhecida como IoT.

Em seguida, vem o georreferenciamento e cartografia digital (telemetria, GPS e outros) e meteorologia digital, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Completam a lista interfaces naturais e assistentes virtuais, blockchains e Digital Twins (gêmeos digitais).

”A pesquisa é fundamental para que se conheça o caminho traçado por empresas de referência no investimento em tecnologia e inovação, além de servir de guia para que todo o mercado faça escolhas acertadas no sentido de desenhar sua estratégia nessa jornada”, avalia André Miceli, CEO da MIT Tech Review Brasil.