Senado vota PL dos defensivos agrícolas nesta terça-feira

Texto facilita a liberação e modifica regras de aprovação e comercialização

|
O texto a ser votado estabelece um prazo máximo de dois anos para o registro de novos defensivos. (Foto - Agência Brasil)

O texto a ser votado estabelece um prazo máximo de dois anos para o registro de novos defensivos. (Foto - Agência Brasil)

27deNovembrode2023ás16:05

Com pedido de urgência aprovado, o Plenário do Senado vota amanhã (dia 28), a partir das 14h, o projeto que modifica as regras de aprovação e comercialização de defensivos agrícolas. O PL 1.459/2022 é um substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 526/1999, apresentado pelo ex-senador Blairo Maggi.

A matéria foi aprovada na semana passada na Comissão de Meio Ambiente (CMA), com parecer favorável do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que apresentou alterações, como a retirada de partes ou expressões do texto.

O substitutivo da Câmara trata de pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação e exportação, embalagens e destinação final e fiscalização desses produtos. Entre as principais medidas, está a concentração da liberação de defensivos agrícolas pelo Ministério da Agricultura.

A proposição foi inicialmente aprovada pela Comissão de Agricultura (CRA) e seguiria direto ao Plenário, mas houve recurso para que também passasse pelo crivo do colegiado ambiental. Com o novo texto, a atual Lei de agrotóxicos (Lei 7.802, de 1989) será quase totalmente revogada.