Cana-de-açúcar: Moagem deve superar 600 milhões de tons em novembro no Centro-Sul

Somente a primeira quinzena do mês, foram processadas 34,77 milhões de toneladas

|
Unica manifestou preocupação com a chuva, que pode prejudicar a safra (Foto- Wenderson Araujo/CNA)

Unica manifestou preocupação com a chuva, que pode prejudicar a safra (Foto- Wenderson Araujo/CNA)

27deNovembrode2023ás16:58

A moagem de cana de açucar do Centro-Sul atingiu 595,40 milhões no acumulado da safra 2023/24 até a primeira quinzena de novembro, avanço de 14,99% se comparado ao mesmo período do ciclo anterior. Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) hoje (dia 27), que espera que a marca de 600 milhões de toneladas seja superada ainda neste mês.

Segundo os dados, a moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de novembro registrou crescimento de 32,09%, na comparação com o mesmo período do ciclo passado. Foram processadas 34,77 milhões de toneladas contra 26,32 milhões.

Finalmente o atual ciclo agrícola superou, em termos de quantidade de matéria-prima processada, a safra 2020/2021. Ao término da primeira metade de novembro a moagem excede em 9,24 milhões de toneladas àquela que fora observada nesse mesmo período em 2020”, disse a Única.

Segundo a entidade, no ritmo atual, parece certo de que ao término do mês de novembro a cana-de-açúcar processada na região Centro-Sul terá ultrapassado a marca de 605 milhões de toneladas e, portanto, o processamento das unidades nos meses que procedem, até o término da safra, servirão de incremento a essa marca.

“Permanece, contudo, a dúvida de quanto será possível as unidades produtoras alongarem seu período de operação, sem que o aumento das chuvas prejudique a colheita e, não menos importante, sem exaurir o tempo necessário para uma adequada manutenção de entressafra – o que traria possíveis quebras no ano seguinte”, alertou a Unica.