O que é agricultura regenerativa?
Saiba o porquê esse conceito se tornou tão importante para a produção agrícola e o mundo
|Agricultores têm percebido a importância de conciliar a produção agrícola com a preservação do meio ambiente.
Uma prática que tem ganhado destaque nos últimos anos. Essa é a agricultura regenerativa que vem sendo utilizada por algumas gigantes da indústria de alimentos em suas produções.
Também desperta grande interesse de pequenos e médios produtores pela urgência de cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir a produção de alimentos.
Com o apoio da tecnologia, este método de produção viabiliza que agricultores produzam de forma sustentável, contribuindo diretamente para a redução do desmatamento, entre outros benefícios.
Mas afinal o que é agricultura regenerativa?
Ela não tem uma definição acadêmica fechada. Com objetivo de impacto positivo, a agricultura regenerativa visa minimizar a erosão do solo e a degradação ambiental, adotando práticas que preservam a integridade do solo e dos recursos naturais.
Muitas vezes chamada de agricultura positiva, ela tem como base a sustentabilidade. Inclusive, faz parte de estratégias para mitigar as mudanças climáticas.
A agricultura tida como regenerativa é a prática de restauração de áreas produtivas que leva à saúde do ambiente como um todo, estabelecendo o tripé da sustentabilidade: social, econômica e ambiental.
O Brasil é um país que aplica várias técnicas vindas desse modelo, como a melhoria da saúde do solo e proteção dos recursos hídricos, promovendo a biodiversidade na produção de alimentos.