Conheça a agricultura molecular que visa levar “soja suína” ao mercado

    Moolec Science obteve 26,6% de proteína animal no grão por meio da biotecnologia

    Por |
    "Mas por que não? E é disso que o planeta precisa", diz Gastón Paladini, CEO da Moolec Science.

    "Mas por que não? E é disso que o planeta precisa", diz Gastón Paladini, CEO da Moolec Science.

    29deSetembrode2023ás17:32

    Gastón Paladini é cofundador e CEO da Moolec Science, uma empresa de base científica que utiliza uma tecnologia inovadora na indústria alimentícia: a agricultura molecular.

    “Modificamos geneticamente as plantas com proteínas animais, principalmente dos tipos de carne mais consumidos. Quando as plantas crescem, elas produzem a proteína vegetal, que também é importante, mas também contém o gene animal”, disse durante a Experiência Endeavor 2023, que ocorreu essa semana em Rosario, na Argentina.

    Em outras palavras, aquele tipo de “carne de soja”, muitas vezes insosso, ganhará sabor, nutrientes, cor e outros aspectos característicos da carne. O produto chama-se Piggy Soy (ou Soja Suína, em português). Mas por quê fazer algo assim?

    “É um ingrediente para a indústria para que, quando comemos uma salsicha, um hambúrguer, uma almôndega ou qualquer derivado de carne, ele possa ser feito com base vegetal e características de proteína animal, sem abates”, acrescenta.

    A Moolec é uma spin off da Bioceres, mas Gastón também é diretor do Grupo Paladini, mantendo o legado familiar, que completa 100 anos em 2023: “De alguma forma queremos melhorar o que se faz".

    O que ele pensa sobre agricultura molecular?

    Em diálogo com a Agrofy News, Gastón Paladini contou detalhes do projeto, com o qual buscam conquistar um lugar na indústria alimentícia.

    Quanto tempo levará para ver a soja "Piggy" ao mercado?

    Gastón Paladini (GP): Não demorará muito para que seja plantado a campo, porque estamos fortemente focados na multiplicação de sementes e na realização de testes de campo em dois territórios, Estados Unidos e Argentina.

    Temos capacidades e experiência em processos regulatórios em ambos países. Eles são benéficos porque podem ser feitos durante o período de entressafra. Pode-se enviar sementes de um hemisfério para o outro para se multiplicarem mais rapidamente.

    Os primeiros anos serão lotes regulamentados, estamos falando de material geneticamente modificado e os testes de campo precisam ser realizados de forma regulamentada.

    Nosso foco é a aprovação dessas lavouras, onde temos experiência.

    Partimos da experiência que a Bioceres, e a equipe Moolec como parte da Bioceres, têm no processo de aprovação legal do cártamo na Argentina. Recentemente, conseguimos isso também nos Estados Unidos, com nosso óleo GLA. Para o USDA esse óleo de cártamo é como se não fosse OGM.

    A soja suína segue o mesmo caminho, toda a nossa experiência com cártamo aponta o caminho para a soja.

    Não há nenhuma bandeira vermelha que diga que não pode ser aprovado, basta seguir os passos. Para isso o campo é fundamental, no campo tem que acontecer o mesmo que acontece nas estufas.

    Qual é o modelo de negócios proposto pela Moolec?

    GP: O modelo de negócio é pensado mais em ingredientes do que em sementes e culturas. Para nós, a soja é a matéria-prima. Nosso foco é gerar ingredientes à base de soja com proteína de carne para a indústria alimentícia. Nosso modelo de negócios visa diretamente a comercialização desse ingrediente.

    O produtor agrícola, os hectares, a genética e as sementes estão em primeiro lugar. Para isso, sendo uma empresa ligada ao grupo Bioceres, como principais acionistas, temos bom acesso não só ao germoplasma e à biotecnologia, mas também à rede de produtores.

    Sabemos muito bem que a Bioceres possui uma ampla rede de produtores na América Latina, especialmente na Argentina e no Brasil, e até nos Estados Unidos. É por isso que a Moolec tem o seu upstream bastante coberto por ter os parceiros certos.

    A questão é a jusante, que tem a ver com a produção, o processamento da proteína, a recuperação, a concentração e a comercialização. Esse é o grande desafio que a Moolec tem.

    Recentemente incorporamos uma planta industrial argentina em Córdoba (Valora Soy), com capacidade para esmagar 10 mil toneladas de soja. Já comercializamos proteína de soja para a indústria alimentícia em mais de 20 países.

    E estamos trabalhando para poder agregar camadas de valor científico e técnico a esse produto. Quando a soja modificada chegar com alto nível de expressão de carne, visamos uma jornada comercial e de desenvolvimento produtiva que nos permita fazer isso salto quântico e exponencial por realmente ter uma commodity 2.0.

    O que chamamos de “Piggy Soy”, a combinação da proteína da carne suína com a proteína da soja.

    Existem outras empresas que estão fazendo o mesmo?

    GP: Não há precedente na biotecnologia, principalmente na agricultura molecular, de que uma empresa tenha expressado tanta proteína animal a um grão quanto a Moolec, que atingiu 26,6% sobre a proteína solúvel total. Não há precedentes na literatura ou patentes.

    Do ponto de vista empresarial, existem outras empresas no espaço da agricultura molecular, mas quando começámos em 2020 não havia nenhuma, agora são 12. Muitas estão focadas em proteínas lácteas e a Moolec concentra-se em proteínas de carne.

    A vantagem é que a proteína láctea é alergénica, por isso é sempre mais complicado inserir um alergénio numa cultura alimentar, mas penso que o conseguirão.

    No nosso caso não temos esse problema, as proteínas da carne não são alergénicas e até agora o caminho regulatório é muito claro. É uma questão de o seguir, de demonstrar aos reguladores que é seguro, sustentável e que pode ser consumido sem qualquer impacto no meio ambiente.

    Vai levar tempo para desenvolver o produto e toda a aprovação regulatória, o dimensionamento da semente. Não podemos esmagar alguns quilos se tivermos que poupar essas toneladas para que se multipliquem campanha por campanha.

    O objetivo é ter a quantidade necessária de soja para que se possa esmagar até o mercado e outra parte sair para a próxima campanha. Serão necessários mais de três anos.

    O interessante é que durante esses três anos a Moolec não fica parada pensando apenas na ciência e em seu pipeline. Mas já tem produtos no mercado, já está comercializando e gerando valor na indústria independentemente do pipeline de produção.

    Você vê ameaças na aceitação do consumidor?

    GP: Tem havido muito barulho com os OGM, agora vejo menos. Acredito que a ciência conseguiu demonstrar que nos referimos aos testes, podem ser fabricados produtos geneticamente modificados que sejam sustentáveis ​​e seguros.

    A chave é ser transparente e utilizar as energias de comunicação de forma inteligente. A grande maioria das empresas alimentares são promotoras deste tipo de ingredientes ou tecnologias, mas não os promovem junto do consumidor.

    Tudo bem, ninguém quer fazer um debate que talvez não lhes pertença, mas se você for especificamente ao site mundial da Nestlé, eles têm uma política de OGM, explicam como compram e dizem o que você precisa cumprir para vender para eles.

    A questão é que só porque duas em cada dez pessoas discordam de alguma coisa, isso não significa que essa indústria seja anulada, muito menos que possamos trabalhar para comunicar bem. Se a informação for importante, seja transparente.

    O consumidor está cada vez mais curioso, se a comunicação for bem aplicada não há porque fugir disso.

    Ainda é um desafio, na Europa é uma questão regulatória. A Moolec não pensa em incorporar o continente europeu no curto e médio prazo porque vai demorar para a questão regulatória mudar.

    Mas a maioria é de países que têm um caminho regulatório claro, e não há nada melhor do que ter um selo USDA e FDA, que muitos países depois replicam.

    Portanto, a minha resposta aos OGM é ser transparente e dizer os benefícios sustentáveis ​​que a tecnologia tem, e dizer que estamos a modificá-la para algo melhor. Não é por mal.

    Como a Moolec se relaciona com os negócios tradicionais da Paladini?

    GP: Não vejo como um caminho diferente, para mim é o mesmo caminho. A diferença é que há 50 anos a nova tecnologia era uma máquina para melhor processamento e o foco estava na produtividade, há 20 anos o foco mudou para qualidade e produtividade.

    Há 10 anos só na qualidade e agora é na sustentabilidade, na cadeia de valor e nas novas tecnologias.

    É outra camada da mesma história. Esclareço que o Grupo Paladini não está vinculado ao Moolec, mas para mim, é o mesmo caminho. Pessoalmente foi bastante natural.

    Sendo empreendedor e tendo aquela preocupação de querer melhorar as coisas surgiu uma necessidade muito intrínseca de querer entrar neste novo mundo da biotecnologia, de simplesmente replicar o que acontece num animal numa planta.

    Algo que parece simples, mas é um mundo. Pensando bem, é uma loucura, minha primeira motivação foi que imaginei, quando ouvi que o MIT estava imprimindo células e proteínas, para talvez replicar um órgão, e tentando replicar um órgão na parte farmacêutica, imaginei uma impressora imprimindo um porco.

    Mas porque não? E é disso que o planeta precisa. Na Europa não se pode mais montar uma granja de suínos por uma questão ambiental, no Chile baixaram um investimento milionário para o meio ambiente.

    É complexo continuar mantendo os níveis de produtividade com o ritmo de consumo de proteína animal, o que nada tem a ver com o ritmo de crescimento populacional.

    Isso tem a ver com o atendimento da demanda por proteína de carne?

    GP: Hoje não tem tanto a ver com crescimento populacional, mas sim com poder de compra. A renda per capita anda de mãos dadas com o maior consumo de proteína animal.

    Está intrínseco ao nosso DNA, já que nas cavernas quando se comemorava alguma coisa colocavam um animal e todos ficavam por perto. Não é verdade que se consome cada vez menos proteína animal devido ao veganismo e ao flexitarismo.

    A realidade é que se consome cada vez mais e que a procura tem de ser satisfeita. A indústria tradicional pode fornecê-lo, mas está cada vez mais sob pressão para fazer melhor as coisas com menos impacto ambiental e com elevado risco de doenças como a gripe suína e a gripe aviária. Isso impacta os preços e a desigualdade nutricional.

    O conceito de segurança alimentar está em xeque, e a Argentina é um país privilegiado, mas há países muito mais ricos como Singapura que não possuem recursos naturais para se alimentarem.

    Nesse momento a Moolec vem fazer a sua parte com uma tecnologia que pode nos ajudar a ter essa proteína animal sem ter que alimentar, criar, engordar e matar o animal.

    Para não matar? Não é o principal, meu foco está em como alimentamos o mundo e como o fazemos de uma forma mais nutritiva e não desgastante.

    Não sou contra os Paladinis, os Tysons, os Marfrigs do mundo, é como um todo, porque isso não substitui, mas sim ajuda e complementa.

    Mais alguma coisa a destacar?

    GP: Destaco o ecossistema da biotecnologia. A Moolec é uma empresa Bioceres e o papel que Federico Trucco está desempenhando como grande líder desta revolução tecnológica, sendo hoje presidente da Câmara de Biotecnologia.

    Acho que coisas muito interessantes estão começando a acontecer. Moolec tem que ser um caso para contagiar mais pessoas com biotecnologia.

    Há algo muito valioso que temos como país, e o capital de massa cinzenta que existe aqui é impressionante. Os Prémios Nobel nas ciências da vida e o número de patentes não são coincidência. O Conicet transmite um bom conhecimento científico, o segredo é como nos conectamos com o mundo.

    Temas nesta notícia