Greening: Ação em SP retira de circulação mais de 20 mil mudas irregulares

Doença é a que mais ameaça a produção de laranja em todo o mundo

|
Entre os dias 27 e 30 de novembro, o Governo de SP fiscalizou 475 mil mudas enxertadas e porta enxertos. (Foto-Divulgação)

Entre os dias 27 e 30 de novembro, o Governo de SP fiscalizou 475 mil mudas enxertadas e porta enxertos. (Foto-Divulgação)

05deDezembrode2023ás11:55

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo retirou mais de 20 mil mudas cítricas irregulares de circulação.

A ação tem o objetivo de combater o greening, doença é a que mais ameaça a produção de laranja em todo o mundo, e outras doenças e pragas que ameaçam a citricultura.

A ação paulista atuou entre os dias 27 e 30 de novembro, na região de Limeira e Mogi-Mirim. Nesta etapa, foram fiscalizadas 475 mil mudas enxertadas e porta enxertos.

Durante a ação, técnicos ainda coletaram amostras de folhas de mudas cítricas com suspeita de contaminação por greening, e aguardam por resultado laboratorial.

De acordo com Valentim Scalon, engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Materiais de Propagação Vegetal (PESMPV), iniciativas deste tipo têm como objetivo evitar a produção de mudas cítricas que não estejam em conformidade com as normas técnicas.

“Essas normas visam às boas práticas fitossanitárias nos viveiros, e garantem que a muda comercializada em São Paulo seja de qualidade, livre de pragas e doenças. As informações levantadas, juntamente com as denúncias recebidas, direcionaram a equipe para os locais das fiscalizações, resultando em impactos positivos para o setor citrícola”, comenta.