Temporais se intensificam no Sul com risco de ventos fortes e granizo
Instabilidade deve afetar os três estados da região, mas tende a ser mais forte no RS
|Segundo a MetSul Metereologia, a interação da baixa pressão com ar quente e úmido favorecerá nuvens carregadas. (Foto - Gabriel Zaparolli/MetSul)
Uma área de baixa pressão vai reforçar a instabilidade no Sul do Brasil hoje (dia 6) com risco de chuva isoladamente forte a intensa e possibilidade de temporais isolados em que pode ocorrer vento forte e granizo de variado tamanho.
Segundo a MetSul Metereologia, a interação da baixa pressão com ar quente e úmido favorecerá nuvens carregadas, capazes de gerar chuva forte e tempestades muitos localizadas.
A instabilidade deve afetar os três estados do Sul, mas tende a ser mais forte no Rio Grande do Sul, onde todas as regiões devem ter chuva no decorrer do dia.
Em algumas cidades, chove já desde o começo do dia. Em outros, a instabilidade vai se dar mais da tarde para a noite, permitindo um maior aquecimento antes da chuva.
No geral, a chuva atinge maior número de localidades gaúchas da tarde para a noite. O sol aparece com nuvens na maioria das cidades gaúchas hoje, embora os períodos de maior nebulosidade.
“Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis traz ar mais quente e o dia será abafado. Pancadas de chuva ocorrem ainda de manhã em alguns pontos, mas a instabilidade será maior na segunda metade do dia, quando deve chover em todas as regiões do estado”, diz a MetSul.
Com a atmosfera aquecida e o tempo abafado, nuvens carregadas devem se formar na segunda metade do dia com chuva localmente forte a intensa com raios e um alto risco de temporais isolados de vento e granizo, de variado tamanho.