Produção de combustível de avião a partir de etanol coloca Brasil na rota do Japão

País tem o potencial para contribuir com a diversificação das fontes de energia no transporte aéreo japonês

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Foco é o desenvolvimento do Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível sustentável de aviação. (Foto - UNICA)

Foco é o desenvolvimento do Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível sustentável de aviação. (Foto - UNICA)

12deDezembrode2023ás12:04

Após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), a próxima missão dos especialistas brasileiros, do governo e setor privado, será em Tóquio, no Japão. 

A pauta do encontro será discutir descarbonização do setor aéreo. O foco é o desenvolvimento de SAF, o combustível sustentável de aviação (do inglês Sustainable Aviation Fuel), a partir do etanol, energia renovável produzida no Brasil há mais de 40 anos. 

O evento, que acontece amanhã (dia 13), é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão. 

“Queremos proporcionar uma oportunidade de cooperação e diálogo entre especialistas, formuladores de políticas, reguladores e representantes da indústria do Japão e do Brasil sobre o potencial do etanol no desenvolvimento de SAF”, afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi. 

Net Zero até 2050

Segundo a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o SAF pode contribuir com cerca de 65% da redução de emissões necessária para o transporte aéreo atingir a neutralidade de CO2 em 2050 – o que exigirá um aumento maciço na produção de combustível sustentável de aviação.