Cientistas australianos encontram ouro brotando em árvore
Descoberta pode revolucionar a mineração com processo de extração natural
|A confirmação do ouro nas folhas de eucalipto foi possível graças ao uso da tecnologia de raios-X no laboratório de Luz Síncrotron Australiano, em Melbourne. (foto - CSIRO)
A velha máxima de que “dinheiro não brota em árvore” precisará ser revista ao menos quando o lastro é em ouro. Um grupo de cientistas australianos descobriu um eucalipto que traz ouro do subsolo e os faz brotar em suas folhas.
A descoberta sem precedentes ocorreu em 2013 e, além de chamar muito a atenção e viralizar pelo mundo, já abriu novas perspectivas para a mineração, bem como para processos de descontaminação do solo.
Apesar de não de tratar exatamente de uma “árvore de ouro”, a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) encontrou o exemplar na região de Kalgoorlie, na Austrália, com o metal precioso em suas folhas.
A descoberta identificou um mecanismo de absorção de minerais incomum nas árvores em geral. Os eucaliptos da região possuem raízes capazes de penetrar o solo a mais de 30 metros de profundidade, que extraem água do solo contendo partículas de ouro.