Cibra mantém crescimento exponencial com foco no cliente e em inovação
Empresa estreou sua loja no Agrofy Market para “estar onde o cliente preferir”
|Após nova unidade em Sinop, Cibra prepara-se para inaugurar mais uma planta, agora em São Luís, no Maranhão, ainda no primeiro semestre de 2024. (foto - Cibra)
A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, cresceu 10 vezes na última década, entre 2012 e 2022, apoiada em uma proposta de valor bem definida com foco na proximidade com o cliente e na inovação.
Com 13 unidades fabris nos principais estados agro do país, a empresa projeta mais um ciclo de crescimento com a inauguração, no primeiro semestre de 2024, de uma nova unidade em São Luís, no Maranhão, e foco em novidades tanto em produtos como em serviços.
Prova disso é a recente parceria com a Agrofy, que já conta com uma loja da Cibra, além da consolidação de suas soluções próprias digitais como o e-commerce pioneiro no segmento, a CibraStore, e o primeiro criptoativo vinculado a fertilizantes no mundo, o CibraCoin.
“Acreditamos no empoderamento do produtor. Devemos estar onde ele preferir, oferecendo acesso físico e digital ou por jornada híbrida. Acreditamos fortemente na digitalização do agro, por meio da formação de ecossistemas de colaboração com parceiros estratégicos, como a Agrofy”, Kelly Nakaura, diretora de Marketing, Comunicação e Produtos na Cibra.
Segundo ela, o objetivo da parceria é conectar com toda a cadeia do agronegócio, ampliando as possibilidades para o produtor rural fazer a sua escolha multi-canal.
Para se ter ideia, a Cibra conta também com a Cibele, uma engenheira agrônoma de inteligência artificial que interage com os clientes, fornecendo informações sobre os produtos e orientando sobre o que é melhor para suas lavouras.
Ou seja, por todos estes canais, o produtor rural e gestores do agro podem obter informações técnicas e acessar ao amplo portfólio de fertilizantes da Cibra para diversos tipos de cultura e solo.
Quais são as linhas de fertilizantes da Cibra?
- CibraMix: Formulações flexíveis com micronutrientes incorporados ao grânulo de fósforo, de elevada solubilidade.
- Cibrativ: Fosfatado de origem orgânica e sedimentar, possui alta densidade, rendimento e disponibilidade prolongada, sendo adequado para agricultura orgânica.
- Nitrocap: Linha de nitrogenados protegidos que, quando lançada no solo, retarda a ação da enzima urease por cerca de 14 dias.
- BaseFort: Linha de NPS com alta concentração de três nutrientes em um mesmo grânulo: Nitrogênio, Fósforo e Enxofre.
- FosCibra: Sete nutrientes em um único grânulo incorporados no SSP (superfosfato simples).
- Granubor: Fonte de boro (B), tetraborato de sódio penta-hidratado totalmente solúvel, contendo 15% de boro.
- POLY4: Em fase de desenvolvimento até o final de 2023, com mais de 400 demoplots e 52 trabalhos de pesquisa realizados. É um fertilizante mineral, fonte de quatro macronutrientes (K, S, Mg, Ca) e baixo teor de cloro, com registro internacional, adequado para agricultura orgânica e de alta eficiência.
Crescimento exponencial
Fundada em 1994 em Camaçari, na Bahia, a empresa integrou-se ao grupo Omimex em 2012 e, desde então, tem Santiago Franco como CEO para liderar as operações no Brasil.
Em termos de resultados, a Cibra multiplicou por 10 vezes seu faturamento no período, passando de R$ 70 milhões por ano para R$ 8 bilhões em 2022. Isso representa um crescimento médio de 23%, bastante acima da indústria de fertilizantes que fica na casa dos 3%.
Segundo a diretora de marketing, o resultado tem como fundamento o modelo de gestão que permitiu avanços em vários aspectos, inclusive em um ano desafiador como o de 2023.