São Paulo lança campanha contra greening para proteger citricultura

Estado é um dos maiores produtores de laranja do mundo

|
SP criou um canal direto para que a população possa denunciar casos de “greening dos citros”. (Foto - Divulgação)

SP criou um canal direto para que a população possa denunciar casos de “greening dos citros”. (Foto - Divulgação)

27deDezembrode2023ás09:49

O Governo de São Paulo lançou uma campanha para conscientizar sobre a importância do combate ao greening, praga que atinge plantações de laranja e de outros cítricos.

A ação integra o conjunto de medidas tomadas pela gestão estadual para o controle da doença, que representa uma ameaça à citricultura no Estado.

“O Governo do Estado pesquisa, investe e trabalha ao lado dos produtores na luta para controlar essa praga. Todos contra o Greening. Monitore, inspecione e erradique”, diz trecho da peça que passou a ser veiculada nesta semana.

São Paulo é um dos maiores produtores de laranja do mundo e o maior do país. Por isso, o controle do Greening é de extrema importância para o agronegócio paulista.

Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a citricultura paulista exporta U$ 2 bilhões por ano. São cerca de 9,6 mil propriedades que geram 200 mil empregos no estado.

Em reunião realizada com técnicos da pasta, o governador Tarcísio de Freitas apontou que o controle da praga deve ser tratado como prioridade, com ações de curto, médio e longo prazo.


Canal de denúncia

Em outubro, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), criou um canal direto para que a população, especialmente os produtores rurais, possa denunciar casos de “greening dos citros”.