BC informa que teto para rotativo vale a partir de hoje

Juros do cartão passarão a ser limitados a 100% do valor da dívida

|
Os juros do rotativo do cartão de crédito estavam, em média, a 431,6% ao ano. (foto - ilustrativa)

Os juros do rotativo do cartão de crédito estavam, em média, a 431,6% ao ano. (foto - ilustrativa)

03deJaneirode2024ás08:14

O Banco Central (BC) informou ontem (dia 2), em Brasília, que o teto de juros para o rotativo e da fatura parcelada do cartão só entram em vigor hoje (dia 3).  

Segundo o órgão, o feriado de 1º de janeiro adiou em um dia a entrada em vigor da medida, que limitou em 100% do valor total da dívida os juros e encargos das duas modalidades do cartão de crédito.

O prazo da Lei do Desenrola, que instituiu o teto para as duas modalidades do cartão de crédito, terminaria em 1º de janeiro. Com o feriado, a data-limite para a apresentação e a aprovação de uma autorregulação do setor ficou para ontem (dia 2). Como não houve acordo para a regulação própria, o teto entrará em vigor hoje (dia 3).

Instituído pela lei do Programa Desenrola, sancionada em outubro, o teto foi regulamentado no fim de dezembro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A lei havia estabelecido 90 dias para que as negociações entre o governo, o Banco Central, as instituições financeiras, o Congresso Nacional e o Banco Central chegassem a um novo modelo para o rotativo do cartão de crédito.

Caso contrário, valeria o modelo em vigor no Reino Unido, que estabelece juros até o teto de 100% do total da dívida, que não poderá mais subir depois de dobrar o valor.

Logo após anunciar a decisão do CMN, no fim de dezembro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou que, durante esse período de 90 dias, as instituições financeiras não apresentaram nenhuma proposta.