Consumo de café solúvel cresce 5,2% em 2023 no Brasil, aponta Abics

Volume recorde foi de 24,248 mil tons (equivalentes a 1,05 milhão de sacas de 60 kg)

|
Embarques registraram leve alta de 0,4% na comparação com o volume remetido ao exterior de janeiro a dezembro de 2022

Embarques registraram leve alta de 0,4% na comparação com o volume remetido ao exterior de janeiro a dezembro de 2022

26deJaneirode2024ás16:01

O consumo de café solúvel cresceu no Brasil pelo oitavo ano seguido e atingiu em 2023 o volume recorde de 24,248 mil toneladas (equivalentes a 1,05 milhão de sacas de 60 kg).

Os números representam em relação a 2022 um crescimento de 5,2% do consumo. Os dados são do relatório anual divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, o crescimento contínuo no consumo de café solúvel no Brasil reflete os investimentos realizados pelas indústrias do setor, que ampliam seu portfólio de produtos.

Além disso, ele aponta as ações de promoção e capacitação realizadas pelo segmento, como:

  • o projeto setorial “Cria e Curta”, desenvolvido com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil);
  • a implantação do protocolo de análise sensorial, em conjunto com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL);
  • os cursos de formação de especialistas na aplicação dessa metodologia, denominados “IC Grader” (Instant Coffee Grader);
  • e a campanha nas redes sociais “Descubra Café Solúvel”, que proporciona maior percepção das qualidades e da versatilidade do produto pelos consumidores brasileiros.

 

“Com essas ações, o café solúvel se torna mais conhecido pela população do Brasil e, ao cair no gosto popular, seja em forma de bebida ou no preparo de diversos pratos da gastronomia, vem registrando altas consecutivas no consumo”, explica.