Salvem a banana nanica: ciência busca evitar a extinção da fruta

Cientistas correm contra o tempo para criar variedade resistente à doença já alastrada pelo mundo

|
Pesquisadores apostam em banana nanica geneticamente modificada para salvar a variedade. (foto - divulgação)

Pesquisadores apostam em banana nanica geneticamente modificada para salvar a variedade. (foto - divulgação)

30deJaneirode2024ás13:09

A raça tropical 4 (TR4) do fungo da murcha-de-fusarium pode levar a banana nanica (também chamada Cavendish ou banana d´água) à extinção. O alerta partiu da comunidade científica de diferentes países e da FAO (Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas).

Atualmente, a variedade detém cerca de 50% do mercado global da fruta, mas ascendeu justamente pelo desaparecimento da variedade Gros Michele devido a um fungo da mesma família do TR4 ainda no início do século XX.

A doença fúngica foi detectada pela primeira vez em 1990 em Taiwan e se espalhou para mais de 20 países produtores de banana, incluindo os da América Central e do Sul.

Depois que as terras são contaminadas, o manejo da doença torna-se desafiador, caro e pode causar perda total de rendimento. O patógeno se espalha através de plantas infectadas, solo e água contaminados, bem como com ajuda dos humanos, que podem levá-lo a longas distâncias.

“Somos realmente bons em transportar doenças ao redor do mundo. A TR4 se espalha lenta e silenciosamente. Uma vez notado, já existe há vários anos", explicou o professor James Dale, que lidera o Programa de Biotecnologia da Banana na Universidade de Tecnologia de Queensland, em Brisbane, Austrália.