Explosões no Sol desorientam maquinários agrícolas de precisão em até 10 metros

Expostos na Show Rural Coopavel, equipamentos de correção de sinal de geolocalização podem evitar o problema

|
Em alguns casos, o desvio da geolocalização causado pela cintilação pode chegar a mais de 10 metros. (foto - Trimble)

Em alguns casos, o desvio da geolocalização causado pela cintilação pode chegar a mais de 10 metros. (foto - Trimble)

07deFevereirode2024ás15:07

Um fenômeno natural com origem no Sol tem preocupado os usuários de maquinários e equipamentos agrícolas de última geração. A cintilação, como é chamada, interfere nos sinais de geolocalização e “desorientam” os equipamentos.

Apesar das dimensões estelares, a ameaça espacial pode ser evitada com uma solução simples e já disponível no mercado: os sistemas de correção de sinal de GNSS (Global Navigation Satellite System).

Quando a ionosfera (uma das camadas da atmosfera) está passando por uma atividade solar mais alta, a cintilação degrada a precisão desses sinais. Em alguns casos, o desvio da geolocalização pode chegar a mais de 10 metros, o que prejudica ou mesmo força a interrupção das atividades de máquinas agrícolas, piloto automático e outros equipamentos.

Isso porque os equipamentos de agricultura de precisão dependem do recebimento de sinais GNSS "limpos" para manter um desempenho de posicionamento exato.

"A assertividade destas tecnologias na precisão de posicionamento das máquinas ajuda os agricultores a otimizarem o investimento em insumos, como fertilizantes e pesticidas, e o uso desta tecnologia reduz drasticamente custos operacionais e de algumas matérias-primas", destaca José Bueno, diretor de vendas Latam da Trimble no setor de agricultura.

Em outras palavras, atividades como o plantio de sementes ou a aplicação da quantidade exata de insumos podem ser prejudicadas pois dependem da precisão em nível de centímetros.