Consórcio de café e arroz é testado em MG para elevar produção do cereal

Minas Gerais já foi um importante produtor de arroz no país

|
Produtores plantam arroz nas entrelinhas do café em Minas Gerais: colheita vai ocorrer em março. (Foto - Emater)

Produtores plantam arroz nas entrelinhas do café em Minas Gerais: colheita vai ocorrer em março. (Foto - Emater)

09deFevereirode2024ás11:56

Minas Gerais já foi um importante produtor de arroz no país, mas nas últimas décadas a cultura perdeu espaço para outras lavouras. Com o objetivo de fazer o cultivo do cereal voltar a ganhar força no Sul de Minas, foram implantadas, em 2023, unidades demonstrativas de arroz de sequeiro em consórcio com o café na região de Guaxupé.

A ação é uma parceria entre Emater-MG, Epamig, Universidade Federal de Lavras e Embrapa Arroz e Feijão.

O plantio das unidades demonstrativas foi feito em outubro e a colheita deve ocorrer em março.

A iniciativa faz parte do Programa de Melhoramento Genético de Arroz de Terras Altas de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que pretende testar 18 cultivares de arroz em cidades do Sul de Minas, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.

Na Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) em Guaxupé, foram implantadas unidades demonstrativas de arroz em Guaranésia, Monte Santo de Minas, Arceburgo, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Jacuí, Bom Jesus da Penha e Guaxupé. Já na Uregi de Alfenas, foram criadas unidades demonstrativas em Lambari, Fama e Alfenas.

“Muitos produtores estavam interessados em usar uma planta de cobertura no meio do cafezal para melhorar o solo. Ao contrário do milho e soja, o cereal valorizou bastante no mercado e, ao ser plantado na entrelinha do cafezal, gera uma renda a mais para o cafeicultor”, salienta o extensionista da Emater-MG, Geraldo José Rodrigues, que atua no programa Certifica Minas Café.

Vantagens do consórcio

 Os técnicos da Emater-MG fizeram a seleção dos produtores para a instalação das unidades demonstrativas, que receberam as sementes e demais insumos sem custo.