CNA manifesta apoio ao novo marco legal para o biodiesel

Tema foi tratado na reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas

|
Presidente da comissão, Ricardo Arioli, defende marco legal e a mistura do biodiesel ao diesel fóssil. (Foto - CNA)

Presidente da comissão, Ricardo Arioli, defende marco legal e a mistura do biodiesel ao diesel fóssil. (Foto - CNA)

29deFevereirode2024ás16:14

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli, afirmou que a Confederação é apoiadora do Projeto de Lei nº 528/2020 e apensados, que tramita no Congresso Nacional e cria o Programa Combustível do Futuro, que entre outros temas, fortalece o programa do biodiesel.

A afirmação foi feita durante a reunião da comissão que  discutiu tratou da disponibilidade de matéria prima para produção de biodiesel, as estimativas para a demanda e produção do biocombustível e a janela de oportunidades para a cadeia das oleaginosas.

Segundo Arioli, a reunião buscou alinhar as informações com as Federações para que possam subsidiar o discurso e chegar ao convencimento dos deputados que irão votar o texto da lei do combustível do futuro.

“Com o avanço da mistura do biodiesel no diesel, vamos criar um patamar de demanda para o complexo da soja, trazendo competitividade, preço e sustentabilidade para o sojicultor brasileiro,” disse.

Obrigatória

A mistura é obrigatória e foi definida no ano passado pelo governo, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Para esse ano, a mistura de 14% passa a valer a partir de março, chegando a 15% em 2025.