“Digital traz mais resultado para produtores e empresas”, diz diretor da Agrofy

Diego Arruda explica que aproveitar melhor os recursos é imperativo em anos desafiadores como 2024

"Neste ano mais apertado, mesmo as empresas mais conservadoras incluíram o digital em seus planos", comenta Diego Arruda, diretor comercial da Agrofy na América Latina

"Neste ano mais apertado, mesmo as empresas mais conservadoras incluíram o digital em seus planos", comenta Diego Arruda, diretor comercial da Agrofy na América Latina

29deFevereirode2024ás16:22

A digitalização do agronegócio é uma jornada de transformação que, apesar de já não ser novidade, avança cada vez mais entre todos os públicos do setor.

No caso dos processos de comercialização, segundo a renomada consultoria McKinsey, mais de 71% dos produtores rurais combinam o digital e o físico para realizar suas compras.

A Agrofy é um expoente no tema por tratar-se do maior marketplace do segmento com sólida presença no Brasil e em outros sete países da América Latina.

Por isso, o Agrofy News entrevistou Diego Arruda, diretor comercial da Agrofy na América Latina, para saber mais sobre essa transformação do agro, especialmente em um momento desafiador para produtores e empresas.

O assunto é relevante justamente porque a digitalização permite melhores negócios tanto para agricultores e pecuaristas, como para as companhias na etapa de levar seus produtos e serviços ao mercado.

Confira o bate-papo na íntegra:

O que é a digitalização dos processos de compra no agronegócio?

Diego Arruda - "Na visão da Agrofy, a gente tem a digitalização muito como uma evolução do processo de compra do produtor rural, que é quem move toda a roda do agronegócio.

Ele vem passando por transformações, mas tanto de gerações como de tecnologias, e isso tem mexido um pouco com o dia a dia na maneira de se fazer negócio.

A Agrofy tem exatamente esse propósito de digitalizar as operações comerciais do agronegócio e estamos fazendo isso.

Em números, a gente já tem mais de 600 mil visitas de produtores rurais mensalmente dentro da plataforma, além de 30 mil produtos e mais de 400 empresas.

Então, nosso objetivo é fazer o encontro desses dois públicos dentro do agronegócio que, às vezes, podem estar perto e outras mais distante.

O conceito da digitalização do agro começa com o processo de tomada de decisão, que é o produtor rural ter e conhecer as melhores opções.

A escolha do produto não começa ali no dia que ele vai fechar a compra. Existe todo um processo de planejamento de tomada de decisão. Esse processo tem ficado cada vez mais digital.

Antes, o produtor ia na revenda ou na concessionária três quatro vezes até escolher o produto. Hoje ele tem a opção de começar esse processo e fazer essa escolha no digital.

Então, ele compara produtos, preço, compara características e vai no ponto de venda mais decidido para poder fechar a negociação.

A Agrofy tem trabalhado muito nesse cenário para contribuir com a digitalização e ajudar o dia a dia dos produtores rurais e, também, das empresas."

Então, do ponto de vista do produtor, ele ganha em facilidade, comparar produtos e fazer melhores negócios? É por aí?

Diego Arruda - "Sim, essa é nossa proposta de valor. A gente entrega para o produtor rural primeiro a informação. Para melhores decisões, é preciso antes de tudo se informar. O próprio Agrofy News traz novidades e notícias.

Então, antes do processo de compra, temos o Agrofy News muito voltado para que o produtor possa se informar das principais novidades, tecnologias, mercados, lançamentos, cotações e outros temas.

Depois que ele for conhecendo tudo isso, ele pode ter um leque de opções e comparar produtos. Qual é o melhor produto para sua atividade? Qual a melhor maquinário para sua necessidade?

A partir daí, ele já pode fazer uma cotação e fazer esse comparativo de preço. Então a grande vantagem é fazer tudo isso sem sair de casa, pelo smartphone.

Isso permite, inclusive, que o produtor rural possa estar muito dedicado dentro da porteira, fazendo suas operações no dia a dia.