Qual a importância do agronegócio no Brasil?
Além da produção de alimentos, setor contribui decisivamente para a economia e a sociedade
O agronegócio brasileiro é tema de admiração para muitos e críticas por uma minoria, seja no país, como fora dele. Nas últimas duas ou três décadas, o setor tonou-se cada vez mais pauta para debates justamente por ter ganho importância no cenário nacional e global.
Ninguém dúvida que a produção agropecuária tem um papel fundamental no bem-estar da sociedade em geral e das pessoas em específico, mas, no caso do agro brasileiro, a contribuição vai além de meramente colocar comida na mesa.
Se fosse apenas por isso, já seria indispensável. Contudo, outras dimensões podem ser atribuídas a este setor, como geração de riqueza e emprego, desenvolvimento tecnológico, promoção da sustentabilidade e, até mesmo, a garantia da paz mundial.
Qual a importância do agronegócio para o PIB?
Segundo o Cepea, a contribuição do agronegócio foi estimada em R$ 2,62 trilhões em 2023, o que corresponderia a 24,1% do PIB do País no ano passado. Os dados finais, inclusive, podem apontar uma participação ainda maior.
O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira justamente porque inclui todos os elos do setor. Ou seja, além da produção agropecuária “dentro da porteira”, ele contempla as industrias antes de porteira (insumos, maquinários, equipamentos) e depois da porteira (processamento, distribuição e comercialização).
Qual o número de empregos gerados pelo agronegócio?
O número de trabalhadores no agronegócio atingiu um recorde com 28,3 milhões de pessoas em 2023, também segundo o Cepea e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).