Saiba como combater a dengue na área rural

Produtores também precisam ficar atentos aos possíveis criadouros

|
Bebedouros de animais também devem ser checados, principalmente, se pouco utilizados. (Foto - Embrapa)

Bebedouros de animais também devem ser checados, principalmente, se pouco utilizados. (Foto - Embrapa)

06deMarçode2024ás09:47

Os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina decretaram estado de emergência devido à alta de casos de dengue.

Em todo país já são 1,2 milhão de casos da doença, com 278 mortes confirmadas neste ano e 744 em investigação. Os casos ainda vão aumentar, segundo especialistas.

Se engana quem pensa que o perigo ronda apenas os grandes centros urbanos. Na zona rural, produtores também precisam ficar atentos aos possíveis criadouros.

Segundo o instrutor de saneamento rural do Sistema Faemg/Senar, Alexandre Rodrigues da Silva, embora nem toda propriedade rural represente risco em potencial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti , por ser mais comum em regiões muito próximas às cidades, cuidados básicos devem ser tomados em todas as localidades, principalmente no que se refere ao armazenamento de água.

“Piscinas e caixas d’água devem ser tampadas. Já nos cochos e bebedouros para animais recomendamos colocar aqueles peixes ‘piabinhas ou barrigudinhas’, que são capturados nos próprios córregos das propriedades. Eles são larvófagos, ou seja, comem as larvas que os mosquitos desovam”, explica o instrutor.