Pedidos de recuperação judicial para produtores rurais cresceram 535% em 2023
É o que mostraram os dados da Serasa Experian divulgados hoje (dia 7)
|Segundo dados da Serasa Experian divulgados hoje (dia 7), os pedidos de recuperação judicial de produtores rurais que atuam como pessoas físicas saltaram 535% em 2023.
Somente no ano passado, foram registradas 127 pedidos do recurso, com alta de 62% entre o terceiro e o quarto trimestre.
Segundo o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, o número expressivo já era esperado, citando que fatores como o clima e o cenário econômico explicam a procura pela recuperação judicial no setor.
"Além das questões climáticas, que têm ocasionado as quedas de safra em diversas regiões e aumentado os desafios de manejo, o cenário econômico, tanto nacional como internacional, não contribuiu para a criação de uma estabilidade financeira no campo", explicou,
O atual cenário de rentabilidade do produtor rural, somado a taxa de juros ainda elevada e a baixa perspectiva de preços internacionais de grãos aumentam a necessidade de estímulos para o agricultor regularizar compromissos financeiros, de acordo com Pimenta.