Dia Mundial da Agricultura: quais são os limites da atividade?

Ciência supera obstáculos antes impossíveis e pavimenta caminho da eternidade da espécie humana

|
Dia Mundial da Agricultura: quais são os limites da atividade?
20deMarçode2024ás11:27

Se a agricultura surgiu há cerca de 12 mil anos, desde então, a humanidade testa os limites de plantas em que tem interesse para produção de alimentos, fibras, combustíveis e medicamentos.

Os principais requisitos são clima, solo, água e oferta de luz adequados para que os vegetais possam se desenvolver e atender as necessidades e desejos do ser humano.

Mas existem limites para o desenvolvimento da agricultura?

A princípio, sim. Contudo, tais limites estão sendo “empurrados” cada vez mais para longe. Por exemplo, o cultivo de alimentos em desertos, no Polo Ártico ou no espaço já não são vistos como impossíveis.

Descobrir como alimentar as pessoas em condições tão extremas é uma parte importante de um esforço maior para demonstrar a viabilidade da existência humana a longíssimo prazo ou, até mesmo, em ambientes extraterrestres.

Apesar da boa dose de ficção científica, habitar outros corpos celestes é a alternativa mais óbvia para o caso longínquo, mas inevitável, do fim do planeta Terra daqui a alguns bilhões de anos. E para viver em outros planetas, o ser humano, certamente, desejaria comida de verdade.

Agricultura a menos 50 ºC graus

Em 12 de maio de 2022, uma equipe de cientistas anunciou que havia cultivado plantas com sucesso usando solo lunar coletado durante as missões lunares Apollo. Mas esta não é a primeira vez que os cientistas tentam cultivar plantas em solos que normalmente não suportam vida.

O cultivo de plantas e alimentos na Antártica, no extremo sul da Terra, tem sido uma área ativa de pesquisa há mais de 120 anos. Estes esforços ajudaram a aprofundar a compreensão dos muitos desafios da agricultura em ambientes extremos e acabaram por conduzir a um cultivo limitado, mas bem-sucedido.

Em 1902, o médico e botânico britânico Reginald Koettlitz foi a primeira pessoa a cultivar alimentos em solos antárticos. Ele coletou um pouco de solo do Estreito McMurdo e usou-o para cultivar mostarda e agrião em caixas sob uma clarabóia a bordo do navio da expedição.