Qual será o impacto do outono na agricultura?

Enfraquecimento do fenômeno El Niño marca nova estação do ano

|
No Matopiba, previsão de chuva abaixo da média pode reduzir os níveis de água no solo, prejudicando os cultivos da segunda safra. (Foto - CNA)

No Matopiba, previsão de chuva abaixo da média pode reduzir os níveis de água no solo, prejudicando os cultivos da segunda safra. (Foto - CNA)

20deMarçode2024ás14:10

O outono começou no Hemisfério Sul à 0h06 (horário de Brasília) hoje (dia 20) e vai até o dia 21 de junho. Neste ano, a estação será marcada pelo enfraquecimento do fenômeno El Niño.

Durante a estação, as chuvas devem ficar abaixo da média histórica na maior parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, especialmente devido aos impactos que El Niño ainda pode causar.

No Matopiba, região que inclui áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão de chuva abaixo da média pode reduzir os níveis de água no solo, prejudicando o plantio e as fases iniciais dos cultivos de segunda safra.

“Não deve haver muitos impactos porque esse período não é de grandes produções agrícolas. Em alguns locais, essa chuva ficando abaixo da média favorece até na hora de fazer a colheita e o transporte da safra nessas regiões”, diz a coordenadora-geral do Inmet, Márcia Seabra.

Nas regiões Sul e Sudeste, são previstas chuvas com valores acima da climatologia, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Nas demais áreas do Sudeste, a tendência é de chuva próxima e ligeiramente abaixo da média.

No Centro-Oeste e Sudeste, a previsão de chuva acima da média em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, deve favorecer a manutenção do armazenamento hídrico no solo, beneficiando os cultivos de segunda safra.