Agricultura devolve mais de 99,9% da água à natureza

No Dia Mundial da Água, saiba mais sobre a relação entre agro e os recursos hídricos

Agricultura devolve mais de 99,9% da água à natureza
22deMarçode2024ás13:03

Apontada por muitos como vilã dos recursos hídricos, a agricultura devolve até 99,9% da água utilizada ao ciclo da natureza. A análise foi feita na cultura de milho, a segunda principal commodity do agro brasileiro, por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa.

Segundo um autor do estudo, o professor sênior Everardo Mantovani, isso ocorre graças à evapotranspiração das próprias plantas, que mantém apenas um pequeno percentual do líquido em suas folhas, grãos e raízes.

De acordo com o cálculo, caso sejam aplicados 622 litros de água (seja por irrigação ou chuvas) para produzir um quilo de milho, o vegetal reterá apenas 0,39 litros em suas estruturas, ou seja, 0,06%. Já a evapotranspiração devolverá ao ambiente 99,94% do total.

O nível de retorno hídrico ao meio ambiente das diferentes culturas agrícolas e pecuárias é sempre alto, desde que a água não seja inutilizada por algum tipo de contaminação.

Esse inclusive é outro aspecto ignorado nas estatísticas sobre consumo de água. Elas frequentemente apontam de forma descontextualizada a agropecuária como responsável por 70% do “uso de recursos hídricos”.

Os estudos da Universidade Federal de Viçosa apontam que a irrigação utiliza 49,8% da água retirada das bacias hidrográficas, não de toda a vazão dos rios, o que é muito diferente.