Metade Norte do país acumula 200 mm de chuva nos próximos 10 dias

Centro-oeste e Sudeste terão pancadas de chuva; no Sul, o sol entre nuvens predomina

|
Metade Norte do país acumula 200 mm de chuva nos próximos 10 dias
26deMarçode2024ás09:34

Nos próximos 10 dias, a chuva tende a ter maiores volumes na metade Norte do país. Modelos projetam o risco de novos excessos. Além disso, áreas que na semana passada já tiveram volumes muito altos seguirão com instabilidade com risco de mais transtornos.

O canal primário de umidade da região amazônica atuará na direção do Centro Oeste e Sudeste nos próximos dias com previsão da manutenção das pancadas de chuva.

No setor Norte incluindo parte do Nordeste a Zona de Convergência Inter tropical (ZCIT) será a responsável pelos pulsos de chuva forte com previsão de grandes acumulados. No Sul os próximos dias serão de predomínio de sol entre nuvens.

Região Sul

 

A instabilidade retorna isolada entre a quinta e sexta que terá pancadas esparsas de chuva na metade Norte do Rio Grande do Sul em partes de Santa Catarina e no Leste do Paraná. Os acumulados inicialmente serão muito irregulares.

Entre os dias 31 de março e 1° de abril uma frente fria irá cruzar a região com potencial de eventos de chuva forte localizada. Entre os dias 02 e 03 um centro de baixa pressão poderá trazer novos episódios de chuva moderada a forte, porém mal distribuída pela região.