ADM visa aumentar 10 vezes sua área de agricultura regenerativa no Brasil

Empresa também se prepara para atuar na distribuição de sementes e produtos biológicos

Plano é escalar o programa para 200 mil hectares pelos próximos cinco anos. (Foto - Divulgação Fazenda Pombo)

Plano é escalar o programa para 200 mil hectares pelos próximos cinco anos. (Foto - Divulgação Fazenda Pombo)

27deMarçode2024ás13:05

A americana ADM (Archer Daniels Midland Company) visa ampliar em 10 vezes, de 20 mil para 200 mil hectares, a área coberta por seu programa de agricultura regenerativa em 5 anos.

Em novembro de 2023, a gigante norte-americana lançou no Brasil o ADM Regeneração, que é focado na adoção do modelo inicialmente para a cultura de soja.

O projeto piloto já está em prática e auxilia 20 produtores no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais na produção com ênfase na saúde do solo, proteção da biodiversidade, melhoria da fertilidade do solo, resiliência climática e aumento da produtividade agrícola.

Segundo Raphael Costa, diretor de originação e insumos da ADM no Brasil, o projeto tem um plano de crescimento ambicioso até 2029.

“Nosso plano é escalar o programa para 200 mil hectares pelos próximos cinco anos. A gente quer crescer, pois acreditamos muito no modelo e na capacidade do produtor em desenvolver e aplicar essas práticas regenerativas. Muito do programa serve também para gerarmos dados científicos consolidados para que possamos ajudar o produtor rural como nosso segmento no Brasil a posicionar de forma mais clara, mais positiva na área internacional com relação as práticas que são realizadas aqui”, explica Costa, durante o Dia ADM no campo, primeira edição global do evento, realizado ontem (dia 26) em Uberlândia (MG).

As expansões devem ser feitas em São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Com os 20 mil hectares, segundo Costa, a projeção para este ano é colher no Brasil de 70 mil a 80 mil toneladas de soja produzidas dentro do programa. Nesta etapa, a ADM avalia apenas lavouras de soja.

Segundo Costa, a agricultura regenerativa é um passo além que a ADM dá no Brasil.

“Um passo para mostrar para nosso consumidor final que nossa cadeia de produção atende os pré-requisitos necessários, que extrapolamos a demanda e buscamos formas mais sustentáveis e vamos além.”