Embrapa vai levar inclusão digital para fruticultores do RS

Programa vai atuar com produtores de pequenas frutas e maçã

|
Embrapa vai levar inclusão digital para fruticultores do RS
01deAbrilde2024ás15:48

A cidade de Vacaria coloca o Rio Grande do Sul entre os estados a receber iniciativas de inclusão digital do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/Semear Digital), coordenado pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) com financiamento da Fapesp.

O Semear Digital pode alcançar até 14 mil pequenas e médias propriedades rurais de dez municípios distribuídos pelas cinco regiões do país a partir dos DATs. Com cerca de 64 mil habitantes, Vacaria é a maior produtora de maçãs do Brasil e conta com  mais de mil estabelecimentos dedicados a atividades agropecuárias, com destaque para a fruticultura.

A internet a cabo alcança até regiões mais distantes como o assentamento Nova Estrela, localizado a quase 80 km da cidade.

No entanto, as coberturas 3 e 4G estão restritas à região em que está instalada a agroindústria local,  altamente tecnificada, com produção rastreada e preparada para abastecer o mercado nacional o ano todo, com auxílio de  moderno sistema de refrigeração dos frutos,  explica a coordenadora de parcerias do Semear Digital, Luciana Romani, da Embrapa Agricultura Digital.

“O grande empreendimento tem e faz uso de recursos digitais. O pequeno não tem quase nada de agricultura digital e é lá onde o projeto vai fazer a diferença”, diz a coordenadora. Entre as primeiras demandas da agricultura familiar estão as capacitações, em especial aquelas voltadas à gestão da propriedade.