Gripe aviária: Granja dos EUA interrompe produção e vai abater quase 2 milhões de frangos

Maior produtora e distribuidora de ovos teve sua atividade suspensa temporariamente

|
Gripe aviária: Granja dos EUA interrompe produção e vai abater quase 2 milhões de frangos
03deAbrilde2024ás15:05

A Cal-Maine Foods, maior produtora e distribuidora de ovos dos Estados Unidos, anunciou ontem (dia 2) que vai interromper temporariamente a produção no Texas. A decisão foi tomada depois de casos confirmado de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves terrestres.

O teste positivo em uma granja da empresa no Condado de Parmer, no Texas, levou a produtora de ovos anunciar também que vai abater 1,6 milhão de galinhas poedeiras e 337 mil frangos. O número de animais abatidos representa cerca de 3,6% do plantel total da companhia até 2 de março, segundo a Cal-Maine. 

A empresa, em nota, disse que trabalha para garantir que a produção de outras instalações reduza os efeitos das interrupções dos trabalhos no Condado de Parmer.

A empresa ainda tranquilizou os consumidores quanto a comer seus ovos.

“De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a gripe aviária não pode ser transmitida através de ovos manuseados com segurança e devidamente cozinhados. Não se conhece qualquer risco relacionado associado aos ovos que se encontram atualmente no mercado e nenhum ovo foi recolhido”.

Surto no Texas

O Texas nunca havia sofrido um surto tão grande em uma instalação avícola comercial, disse comissário estadual de Agricultura, Sid Miller, na terça-feira.

"Isso é transmitido por aves aquáticas. Estamos na época da migração”, disse Miller.

Gripe aviária em humanos

A suspensão da produção da Cal-Maine acontece exatamente um dia depois de autoridades estaduais de saúde terem afirmado que uma pessoa foi diagnosticada com gripe aviária, após entrar em contato com vacas supostamente infectadas.

O caso humano no Texas é o primeiro caso conhecido no mundo de uma pessoa que foi diagnosticado com gripe aviária de um mamífero, segundo as autoridades federais de saúde.